Saltar para o conteúdo principal

Está aberto o Concurso de Bolsas para Doutoramento Maria de Sousa 2021

A FCT abriu hoje, 1 de junho, o período para a submissão de candidaturas para atribuição de 50 bolsas no âmbito do Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento Maria de Sousa 2021 – SEAGULL – Seeking Epidemiological and Virological Answers. O prazo para a apresentação de candidaturas termina às 17 horas (hora de Lisboa) de 30 de junho de 2021.

O concurso foi anunciado pela FCT no passado dia 14 de abril, dia em que se assinalou a passagem de um ano sobre a morte da investigadora Maria de Sousa, Professora emérita da Universidade do Porto e investigadora emérita do Instituto i3S, e também professora catedrática jubilada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. O título do concurso pretende ser uma homenagem simbólica à ilustre cientista, consagrada internacionalmente pelos seus estudos na área imunológica, que desempenhou um papel fundamental no desenvolvimento do sistema científico nacional e na criação de toda uma nova geração de cientistas portugueses. 

O objetivo do concurso é incentivar a obtenção de novos conhecimentos que permitam criar competências para respostas a fenómenos epidemiológicos e virológicos, incluindo pandémicos, e que se traduzam em medidas de prevenção eficientes, melhores cuidados de saúde e a um apoio efetivo aos cidadãos. 

Serão consideradas candidaturas em qualquer área científica, com projetos que contribuam para aumentar o conhecimento nos seguintes temas:

  • Epidemiologia e fatores de risco de infeção e doença grave por vírus;
  • A interação Homem-animal, mecanismos de resistência e de transmissão interespécies dos vírus, e o risco de pandemias;
  • Estratégias de prevenção e preparação para novas epidemias, incluindo vacinas;
  • Abordagens inovadoras, incluindo novos métodos e novas tecnologias, para o diagnóstico da doença;
  • Caracterização dos mecanismos de infeção viral;
  • Caracterização da resposta do hospedeiro, imunológica celular e serológica, à infeção por vírus, impacto da idade e comorbilidades;
  • Desenvolvimento de novas terapias e de novas abordagens terapêuticas, incluindo equipamentos de suporte de vida e de proteção individual para o combate à doença;
  • Repercussões da infeção viral na saúde materna e no recém-nascido;
  • Impacto psicológico e alterações de comportamento associadas a pandemias.

Todos os procedimentos do concurso – candidatura, avaliação, divulgação dos resultados, audiência prévia, reclamação/recurso e contratualização – decorrem integralmente na plataforma eletrónica myFCT. Toda a informação relacionada com o concurso está disponível na página da FCT.

Questões relacionadas com a candidatura, com o formulário ou com o seu preenchimento devem ser dirigidas a info.bolsas@fct.pt, identificando sempre no assunto a referência ao “Concurso Maria de Sousa 2021”. Antes de contactar a FCT, recomendamos que os candidatos leiam cuidadosamente todos os documentos relacionados com o Concurso, inclusive as FAQ, onde encontrarão informação sobre as regras e procedimentos aplicáveis.

A FCT congratula-se com a abertura de mais este concurso de estímulo à Formação Avançada e deseja as maiores felicidades a todos os candidatos.