Saltar para o conteúdo principal

Estudo sobre células fotovoltaicas é Hot Article

Substituir os painéis fotovoltaicos por janelas capazes de produzir eletricidade? Um estudo do LaserLab da Universidade de Coimbra (UC) sobre células fotovoltaicas de terceira geração, mais eficientes e de custo reduzido em comparação com os atuais sistemas, deu um passo para o futuro desenvolvimento de janelas que transformam luz solar em energia elétrica. Os resultados foram recentemente publicados na revista Dalton Transactions, num artigo considerado HOT Article.

Financiado pela FCT e pelo LaserLab Europe, e coordenado por Carlos Serpa e Hugh Burrows, o estudo avaliou o potencial de alguns compostos de Platina para converter energia solar em eletricidade. Através de um método sensível de calorimetria fotoacústica, foi possível determinar o grau de eficiência da transferência de eletrões destes compostos de Platina ligada a um conjunto de moléculas orgânicas para um material semicondutor, de forma a produzir eletricidade, num aproveitamento racional da energia solar.

 

Os compostos de Platina estudados, explica Carlos Serpa, «apresentam como grande vantagem a sua capacidade de intensa absorção no visível e em parte do espectro do infravermelho próximo. Dito de forma mais simples, se pensarmos nas cores do arco-íris, estes compostos de Platina têm uma forte capacidade de absorver grande parte dessas cores, especialmente a cor vermelha, mais difícil de captar. Esta é uma característica essencial para a transformação eficiente de luz solar em energia elétrica».

Contudo, como explica o investigador, «verificou-se que o tempo de vida do composto no estado necessário para a transformação em energia elétrica é muito curto, entrando em competição com a transferência de eletrões para o circuito elétrico. Por isso, são ainda necessários novos estudos, que passam pela modificação das moléculas que envolvem o átomo de Platina, alterando assim as propriedades do composto para obter as condições mais favoráveis à transformação da luz solar captada em eletricidade».