Saltar para o conteúdo principal

European Marine Board publicou documento sobre geoperigos marinhos na Europa

O European Marine Board, da qual a FCT é membro, acaba de disponibilizar um novo documento orientador de políticas dedicado ao tema Uncovering the hidden threat of Marine Geohazards in Europe, que sintetiza as principais mensagens e recomendações políticas do Position Paper No. 26 sobre Marine Geohazards: Safeguarding Society and the Blue Economy from a Hidden Threat, publicado em Dezembro 2021.

A principal conclusão extraída deste documento é que cada vez mais a sociedade depende de infraestruturas costeiras e marinhas críticas, como portos, telecomunicações e instalações de energia renovável. Com o aumento das atividades humanas realizadas em ambiente marinho e o aumento da população humana em zonas litorais, aumenta a exposição e vulnerabilidade aos impactos dos geo-riscos marinhos.

Teresa Ferreira, da Universidade dos Açores, e Juana Fortes, do LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil, na qualidade de peritas nacionais nomeadas pela FCT, integraram entre 2020 e 2021 o Grupo de Trabalho da European Marine Board sobre Marine Geohazards, tendo colaborado na respetiva redação desta publicação, que aumenta a consciencialização sobre os riscos geológicos latentes nas costas europeias e faz recomendações para a investigação e política futuras nesta área.

O European Marine Board tem por missão desenvolver posições comuns entre as organizações europeias executoras e financiadores de investigação em ciências do mar sobre as estratégias e prioridades científicas para esta área, facilitando e promovendo deste modo a colaboração entre o sector das ciências do mar e outros agentes socioeconómicos.