Saltar para o conteúdo principal

FCT abre concurso para a atribuição do título de Laboratório Colaborativo – CoLAB

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia abriu o concurso para o reconhecimento e a atribuição do título de Laboratório Colaborativo.

Os Laboratórios Colaborativos deverão constituir-se como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas. Têm como objetivo principal criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Os CoLAB devem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais.

O concurso ficará aberto em permanência. A obtenção do título permitirá posteriormente concorrer a financiamento específico.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis na página do concurso, no Aviso de Apresentação de Candidaturas, no Guião de Submissão de Candidaturas, no Guião de Avaliação e no Regulamento de Atribuição de Título de Laboratório Colaborativo (CoLAB).