Saltar para o conteúdo principal

FCT divulgou os resultados do Concurso para Atribuição de Estatuto de Laboratório Associado

A FCT publicou hoje, 24 de fevereiro, os resultados provisórios do Concurso para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado (LA), no qual foram aprovadas 40 instituições ou consórcios de instituições para atribuição de Estatuto de Laboratório Associado. Este concurso estabeleceu a atribuição de um financiamento complementar para as atividades específicas dos LA de 23 843 000€ anuais, com início em 2021 e por um período de 5 anos, o qual acresce ao financiamento de 53 469 000€ por ano já concedido às Unidades de Investigação que integram os LA. Os resultados estão disponíveis aqui e os relatórios de avaliação aqui.

Os LA são componentes estruturantes do Sistema Científico e Tecnológico Nacional e consistem em instituições de investigação e desenvolvimento (I&D) ou consórcios de instituições de I&D que assumem compromissos institucionais explícitos para a prossecução de objetivos de política científica e tecnológica nacional. Para tal, estes laboratórios devem possuir uma dimensão de recursos humanos e infraestrutura científica que lhes permita de forma sustentada a promoção de carreiras científicas e técnicas para doutorados.

Iniciado em 2019, o processo de atribuição do estatuto de LA foi preparado e conduzido pela FCT com critérios de transparência e o envolvimento da comunidade científica, em que se promoveram amplas discussões informais sobre o regulamento do processo, que culminaram numa discussão pública e publicação do Regulamento dos Laboratórios Associados em 12 de novembro de 2019.

O processo de candidatura a este concurso está aberto em permanência e com um único período de avaliação anual. As candidaturas agora avaliadas foram submetidas entre 28 de setembro e 29 de outubro de 2020. Podiam concorrer, individualmente ou em consórcio, as Unidades de I&D financiadas pela FCT com classificação de Excelente ou Muito Bom e com um mínimo de 80 investigadores doutorados integrados no momento da candidatura. Foram submetidas 45 candidaturas que englobam um total de 118 Unidades e 10.088 Investigadores integrados. A avaliação foi conduzida por um painel nacional coordenado por Manuel Nunes da Ponte e com a colaboração de um conselho científico internacional. Todas as candidaturas foram apresentadas e discutidas publicamente. (vídeos das sessões).

Os LA aprovados neste exercício de avaliação estão distribuídos por todo o território nacional, sendo que no caso dos consórcios podem abranger mais do que uma região. Na região Norte estão localizados 15, no Centro 7, em Lisboa 15, no Alentejo 2 e Algarve 1.

Por grandes áreas científicas, os LA distribuem-se do seguinte modo: Ciências da Vida e da Saúde: 6; Ciências Exatas e da Engenharia: 18; Ciências Naturais e do Ambiente: 12, Ciências Sociais e Humanidades: 4. Dos 40 coordenadores dos LA, 13 são mulheres (33%).