Saltar para o conteúdo principal

FCT e Aga Khan Development Network lançam 2.º concurso de projetos conjuntos

A FCT, em parceria com a Aga Khan Development Network (AKDN), lança o 2.º Concurso para o financiamento de projetos conjuntos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico, aberto até 30 de setembro de 2019. O concurso é realizado no âmbito do Protocolo de Cooperação Científica e Tecnológica estabelecido entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) e o Imamat Ismaili.

Este 2.º concurso disponibiliza uma verba de 2,5 milhões de euros e cada projeto poderá ser financiado até 250.000€. Em 2017 foi lançado o 1.º concurso, tendo sido selecionados 16 projetos para financiamento, num investimento conjunto total FCT-AKDN de 4,6 milhões de euros.

Podem candidatar-se a esta segunda chamada instituições científicas e académicas portuguesas, africanas e da AKDN, para o estabelecimento de novas iniciativas e colaborações, com o objetivo de criar e desenvolver as capacidades de investigação nos países africanos.

Os projetos propostos devem ser sobre temas emergentes no contexto da Qualidade de Vida, entre os quais: a segurança alimentar e a biodiversidade, o desenvolvimento na infância, políticas de educação e avaliação, habitat, sistemas sustentáveis de energia e desenvolvimento urbano, redução da pobreza, reinstalação de migrantes, a sociedade civil e o pluralismo. As propostas devem incentivar a colaboração multidisciplinar e assegurar recursos e duração suficientes que permitam a capacitação e o reforço do conhecimento em Portugal e em África nessas áreas.