Saltar para o conteúdo principal

FCT e AIR Centre reforçam RCTS nos Açores

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e o Atlantic International Research Centre (Air Centre) assinaram um protocolo no passado dia 9 de abril com vista a um reforço da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade nos Açores. Para esse efeito será instalada uma ligação direta a 1 Gbps entre a Ilha Terceira e Lisboa, a implementar no prazo máximo de 90 dias. Esta ligação permitirá responder às necessidades crescentes do Air Centre no âmbito das suas atividades e projetos de investigação, bem como interligar-se à rede nacional de ciência e tecnologia e aos seus diversos nós.

Este protocolo define ainda as bases para a futura extensão da conectividade atualmente existente, através do reforço do anel CAM – Continente, Açores e Madeira com novos cabos submarinos, e colmatando as necessidades dos pólos da Universidade dos Açores e a ligação ao Space-Innovation Hub em Santa Maria. Esta iniciativa reforça e potencia a infraestrutura atual de suporte às atividades de investigação e inovação nos Açores.

A RCTS, disponibilizada pela FCT através da sua unidade FCCN, garante o acesso à internet e a um vasto conjunto de serviços digitais avançados dirigidos às entidades do sistema académico, científico e tecnológico nacionais e abrange todo o território nacional. A RCTS integra 84 entidades e o seu investimento anual é de 4,5 M€. Atualmente, a unidade FCCN encontra-se a implementar o projeto RCTS100, que irá alargar a infraestrutura de fibra ótica e fazer uma atualização tecnológica da rede académica, de forma a garantir a capacitação gradual da rede em múltiplas ligações a 100Gbps, com conclusão prevista em setembro deste ano.

Este financiamento vem igualmente garantir o reforço e atualização nas redes locais das entidades de ensino superior, de forma a garantir não apenas a eficiente utilização da nova infraestrutura disponibilizada pela RCTS, mas funcionando também como um acelerador dos planos tecnológicos existentes.