Saltar para o conteúdo principal

FCT e Comissão de Ciência e Tecnologia do Município de Xangai assinam Protocolo

A FCT e a Comissão de Ciência e Tecnologia do Município de Xangai (STCSM) assinaram no dia 24 de junho, em Lisboa, um Memorando de Entendimento para reforçar a cooperação em ciência e tecnologia entre as comunidades científicas Portuguesa e Chinesa, através do desenvolvimento de programas conjuntos.

ciencia

A STCSM é responsável pelo desenvolvimento científico e tecnológico da cidade de Xangai, incluindo o apoio à cooperação de instituições nacionais e internacionais em ciência e tecnologia, sendo esta a primeira vez que a FCT assina um instrumento formal de cooperação com um Município internacional. A cerimónia de assinatura contou com a presença do Mayor de Xangai, Ying Yong, e da Presidente da FCT, Helena Pereira. Ambos saudaram a assinatura do protocolo e relembraram a existência de inúmeras áreas de interesse comum que poderão ser exploradas, como a investigação e desenvolvimento de tecnologias nas áreas do digital e informação, energia, aeroespacial, biologia, medicina e farmácia, bem como as ciências dos materiais e do mar.

O Memorando de Entendimento será implementado pela FCT e pela STCSM através de ações como o intercâmbio de cientistas, o apoio a projetos conjuntos de investigação e inovação tecnológica, a organização de conferências, workshops, seminários e reuniões científicas sobre temas de interesse mútuo, o desenvolvimento de estudos conjuntos, ou a criação e reforço de grupos ou redes de cooperação.

Este acordo é um reconhecimento da importância da ciência, da tecnologia e da inovação na promoção do crescimento e da competitividade da economia dos dois países, e irá permitir reforçar a cooperação entre cientistas portugueses e chineses.