Saltar para o conteúdo principal

FCT e Fundação ”la Caixa” apoiam 12 projetos portugueses de investigação em saúde

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação “la Caixa” revelaram os 12 projetos liderados por instituições e investigadores portugueses que integram a lista dos 30 projetos ibéricos finalistas do Concurso CaixaResearch de Investigação em Saúde 2021, que serão financiados com 7,9 milhões de euros. A FCT vai financiar 5 destes 12 projetos com 2,6 milhões de euros do investimento total. Os projetos serão desenvolvidos durante os próximos 3 anos.

Este concurso realiza-se ao abrigo da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica – i4b estabelecida entre a FCT e a Fundação “la Caixa”, que apoia projetos de investigação em neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e doenças oncológicas, e em projetos transdisciplinares com enfase em investigação translacional e clínica. A colaboração com a FCT existe desde a criação do concurso em 2018, que já permitiu financiar conjuntamente um total de 29 projetos liderados por instituições portuguesas, promovendo a colaboração entre centros de investigação e universidades ibéricas, num investimento global de cerca de 22 milhões de euros.

Os 30 projetos selecionados na edição de 2021 visam combater algumas das patologias com maior impacto na saúde a nível mundial e encontram-se organizados por áreas: oncologia (9 projetos), neurociências (9 projetos), doenças cardiovasculares e metabólicas relacionadas (6 projetos) e doenças infeciosas (6 projetos). Parte dos projetos selecionados vão desenvolver tecnologias biomédicas facilitadoras, que permitirão enfrentar alguns destes desafios na área da saúde. 

Os 12 projetos portugueses selecionados provêm de centros de investigação e universidades de várias regiões: 6 da Região Norte (Porto e Braga), 5 de Lisboa e 1 da Região Centro (Coimbra). A edição de 2021 do CaixaResearch Investigação em Saúde foi a que teve melhores resultados para as instituições portuguesas desde o início do concurso.

No próximo mês de setembro, a Fundação ”la Caixa” lançará a edição de 2022 do Concurso CaixaResearch Investigação em Saúde, podendo os investigadores interessados submeter as suas candidaturas. O financiamento a projetos selecionados no âmbito deste concurso pode ascender até 500 000 euros, em três anos, para projetos apresentados por uma única organização de investigação, e até 1 000 000 de euros também em três anos, para projetos apresentados por, no mínimo, duas e, no máximo, cinco organizações de investigação.