Saltar para o conteúdo principal

FCT lança 2ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), através da sua unidade FCCN, anuncia a abertura da 2ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada, que pretende consolidar e reforçar o sistema tecnológico e científico nacional através de recursos de Computação Avançada para Investigação e Inovação. O concurso é uma colaboração com os quatro centros operacionais – Minho Advanced Computing Centre (MACC), Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) e Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) – e as candidaturas abrem no dia 19 de julho.

A FCT, em colaboração com os quatro centros operacionais – Minho Advanced Computing Centre (MACC), Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra (LCA-UC), High Performance Computing da Universidade de Évora (HPC-UÉ) e Infraestrutura Nacional de Computação Distribuída (INCD) – anuncia a abertura da 2ª edição deste concurso para atribuição de Projetos de Computação Avançada e disponibilização de recursos computacionais. 

O objetivo do concurso é incentivar a utilização de recursos computacionais de HPC e Cloud Científica, para obtenção de novos conhecimentos que permitam o avanço científico e tecnológico em todos os domínios do conhecimento. Estes recursos poderão ser úteis para simulações em áreas tão distintas como a modelação climática ou molecular, a inteligência artificial e o estudo de problemas complexos na criação de novos materiais ou o melhoramento de linhas de produção industrial.

Neste segundo concurso, que visa a atribuição de 31 milhões de CPU core.horas ou vCPU.horas em plataformas da Rede Nacional de Computação Avançada (RNCA), serão aceites candidaturas em todas as áreas científicas com utilização de Computação de Alto Desempenho (High Performance Computing – HPC) e /ou Cloud científica em três tipologias distintas: 

  • A0 – Acesso Experimental – recomendado a projetos sem experiência prévia em HPC e Cloud Científica; limite de 15 000 CPU core.horas ou vCPU.horas, duração máxima 6 meses.
  • A1 – Acesso Preparatório – para projetos com alguma experiência prévia em HPC e Cloud Científica que necessitem de testes, benchmarking, re-factoring, outros; limite de 100 000 CPU core.horas ou vCPU.horas, duração máxima 6 meses.
  • A2 – Acesso Projeto – para projetos com experiência prévia em HPC ou Cloud Científica; limite de 3 000 000 CPU core.horas ou vCPU_core.horas, duração máxima 12 meses.

As candidaturas para Acesso Projeto (A2) estarão abertas de 19 de julho a 13 de setembro de 2021. Os dois restantes acessos, A0 e A1, estarão disponíveis em regime contínuo de 19 de julho a 28 de abril 2022 ou até esgotarem os recursos disponíveis. 

Mais informações na página do concurso (em atualização permanente) e da RNCA.

Serviço de Computação Avançada da FCCN, unidade FCT

Contactos: rnca@fccn.pt | https://fccn.pt/ | https://rnca.fccn.pt