Saltar para o conteúdo principal

FCT lança a 2ª edição do Prémio Arquivo.pt em 2019

A FCT lança em 2019 a segunda edição do Prémio Arquivo.pt. Este concurso pretende incentivar e reconhecer a investigação e a descoberta de aplicações úteis do arquivo da web portuguesa para a sociedade. As candidaturas estarão abertas a partir de janeiro de 2019.

Esta edição continuará a premiar trabalhos originais e inovadores que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal, e serem aplicações práticas ou estudos completos de investigação baseados na informação preservada da web pelo Arquivo.pt.

Diariamente são publicadas milhões de páginas na web. No entanto, passado pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. O Arquivo.pt contraria essa tendência. É uma infraestrutura de investigação gerida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas desde 1996. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis em http://arquivo.pt/premios.