FCT lança iniciativa para o financiamento de 24 bolsas de doutoramento em Ciência e Tecnologia Quânticas.
Tópicos
Nesta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, pelas 16h30, a FCT apresenta no Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, a Iniciativa Quantum Portugal. Esta iniciativa tem como objetivo formar novos investigadores numa área com grande potencial para a resolução de questões altamente complexas na ciência e nos negócios: a Computação Quântica.
A Computação Quântica explora as propriedades da física quântica para desenvolver novas formas de processamento da informação. As aplicações podem ter impacto em áreas tão diversas como a criação de novos medicamentos e materiais, a simulação da disseminação de pandemias, a análise de risco financeiro, a gestão de stocks e a otimização de cadeias de abastecimento, o reconhecimento facial ou até a inteligência artificial.
A Ciência e a Tecnologia Quânticas terão extrema importância para a digitalização da Europa e para o seu desenvolvimento e requerem a reunião de massa crítica e formação de recursos humanos altamente qualificados nesta área. A procura de especialistas com know-how e capacidade de compreender as tecnologias quânticas está a aumentar rapidamente. Investigadores e engenheiros oriundos do meio académico estão neste momento a ser contratados por empresas que oferecem diversas oportunidades de carreira para quem tenha experiência na área.
Neste contexto, a FCT irá promover um concurso para atribuição de 24 Bolsas de Doutoramento no domínio da Ciência e Tecnologia Quânticas. Esse concurso será gerido pelo INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, no âmbito de um Memorando de Entendimento que será assinado no lançamento da Iniciativa, que decorre nesta sexta-feira. O INL funcionará como instituição de acolhimento a alunos de doutoramento de universidades de todo o país, que assim poderão usar as suas instalações e competências.
Programa:
|