Saltar para o conteúdo principal

FCT lança prémios Arquivo.pt

A FCT lança a primeira edição dos Prémios Arquivo.pt, um concurso criado para promover a utilização do serviço de preservação de sites antigos do Arquivo.pt e incentivar e reconhecer a investigação e descoberta de aplicações úteis do arquivo da web portuguesa, para a sociedade. 

Para concorrer, os participantes devem submeter, até dia 4 de maio, um texto e um vídeo curto que descrevam o trabalho realizado. Podem ser submetidos trabalhos individuais ou em grupo, sobre qualquer tema. O 1º Prémio tem o valor de 10.000 euros, o 2.º de 3.000 euros e o 3.º prémio de 2.000 euros.

O concurso vai premiar trabalhos originais e inovadores, que demonstrem a utilidade do serviço Arquivo.pt e a importância de preservar e utilizar a informação publicada na web. Os trabalhos devem ter o Arquivo.pt como fonte de informação principal e ser aplicações práticas ou estudos completos de investigação, baseados em informação web disponível no arquivo.

Diariamente são publicadas milhões de páginas na web. Passado pouco tempo, a grande maioria desta informação deixa de estar disponível e perde-se irremediavelmente. O Arquivo.pt é uma infraestrutura de investigação gerida pela FCT que permite pesquisar e aceder a páginas da web arquivadas. O principal objetivo é a preservação da informação publicada na web para fins de memória, estudo e investigação.

São vários os exemplos de possível utilização dos conteúdos preservados nesta infraestrutura. Em 2017, a FCT, no âmbito das comemorações dos seus 20 anos, apresentou o Túnel do Tempo, uma viagem ao passado digital da Fundação, recorrendo ao histórico preservado no Arquivo.pt. Recentemente, também a TSF, na comemoração dos seus 30 anos, recorreu ao Arquivo.pt para uma infografia que convida a uma viagem ao passado pelo site da Rádio, onde é possível acompanhar a sua evolução e passar em revista momentos marcantes de Portugal e do mundo.

Mais informações sobre o concurso estão disponíveis no site da FCT e em Arquivo.pt