Saltar para o conteúdo principal

FCT-NOVA e Grupo Nature lançam nova revista científica

Este novo projeto de divulgação do conhecimento na área dos materiais 2D, de acesso aberto, é uma parceria entre a FCT-NOVA e o Grupo Nature com o apoio da Sociedade Europeia de Materiais (E-MRS).

A ideia surgiu há 3 anos, após a participação da FCT-UNL no Workshop “Frontiers and Materials: Spintronics” promovido pela E-MRS e o Grupo Nature. O encontro permitiu destacar a atividade notável das unidades portuguesas especialistas nas áreas dos Materiais Avançados, Nanotecnologias e Aplicações. Percebeu-se que não existia uma plataforma interdisciplinar de partilha e divulgação de projetos de investigação em materiais bidimensionais.

Identificado este vazio e reconhecendo o prestígio e experiência dos Centros CENIMAT/I3N e CEMOP, – inseridos no Departamento de Ciência de Materiais da FCT-UNL, – o grupo Nature desafiou a instituição a liderar o projeto de criação de uma nova revista científica online totalmente vocacionada para a investigação em ciência de materiais, bem como a envolver académicos e investigadores europeus. Este convite mereceu a imediata adesão da FCT-NOVA, que se tornou assim na primeira instituição portuguesa a trabalhar em parceria com a reputada revista Nature.

Apesar de ser considerada uma área científica recente a investigação em materiais 2D registou um significativo crescimento, desde 2004, graças à identificação e caracterização de diversos materiais bidimensionais e cristalinos. O primeiro material desta nova classe é o grafeno, – constituído por átomos de carbono dispostos em rede hexagonal, – apresenta propriedades extraordinárias e únicas: é extremamente forte [mais do que o aço], muito leve e flexível. Além disto, é um material altamente condutor de eletricidade e de calor.

Durante a Conferência da E-MRS, em França, ficou claro o potencial desta nova categoria de materiais [2D] e as inúmeras aplicações para as indústrias da tecnologia, da saúde, do desporto e até do têxtil. Estão a desenvolver-se soluções sustentáveis, criativas e inovadoras para a construção de equipamentos eletrónicos e sistemas multifuncionais, inteligentes e interativos.

Incentivar a investigação em materiais 2D e dar visibilidade e espaço aos autores das tendências e novidades que estão a emergir nesta área são os principais objetivos da nova npj 2D Materials and Applications. Com periodicidade semanal, esta revista científica online, propõe-se a publicar artigos e matérias de relevância internacional, em acesso aberto, utilizando para a disseminação dos conteúdos a credível plataforma nature.com

Do lado da FCT-NOVA o projeto tem os rostos de Rodrigo Martins, investigador responsável pelo CEMOP/Uninova, na área das aplicações e, nas áreas da eletrónica e nanotecnologia, a cientista Elvira Fortunato. O corpo editorial da revista conta também com um investigador português, Luís Pereira do CENIMAT/ I3N/CEMOP. Será assim o primeiro português nomeado para exercer funções editoriais no Grupo Nature.

Este ano, o Departamento de Ciências de Materiais da FCT-NOVA comemora 40 anos de existência, e a parceria estabelecida com a Springer Nature e a E-MRS para a criação da npj 2D Materials and Apllications, vem acentuar o prestígio da instituição e a excelência da atividade das suas unidades nos domínios dos Materiais Avançados, Nanotecnologias e Aplicações Criativas e Inovadoras.