Saltar para o conteúdo principal

FCT participates in the European Researchers’ Night 2019

(Not available in English)

Noite Europeia dos Investigadores, promovida pela Comissão Europeia desde 2005 e este ano é exceção, vai ter lugar esta sexta-feira, dia 27 de setembro. Tal como em anos anteriores, a FCT volta a aderir à iniciativa, no programa organizado pelo consórcio coordenado pela Universidade de Lisboa, entre as 18h00 e as 24h00, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC). A FCT estará a apresentar o Arquivo.pt, o Arquivo de Ciência e Tecnologia e as Agendas Temáticas de Investigação e Inovação, que são serviços/projetos da Fundação, dirigidos não só à comunidade científica como também à população em geral.

“Ciência na Cidade” é o tema para o biénio 2018-2019 da Noite Europeia dos Investigadores e é isso mesmo que o evento nos propõe, em vários espaços do país e um pouco por toda a Europa. Além de Lisboa (Museu Nacional de História Natural, jardim do Príncipe Real e Jardim Botânico), há atividades também em Braga, Coimbra, Monsaraz e Beja.

A iniciativa, que pretende tornar mais próximos a ciência, os investigadores e a sociedade, foca-se principalmente nos desafios que as alterações nas comunidades urbanas vão ter de enfrentar nas próximas décadas, e de que forma a ciência pode assegurar a qualidade de vida nas cidades do futuro. Os diferentes programas da Noite Europeia dos Investigadores voltam a oferecer um conjunto muito diversificado de atividades, como experiências e demonstrações científicas, workshops, conferências, oficinas práticas, jogos e quizzes, exposições, conversas informais, debates e animação de rua.