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FCT plans the use of Remote Assessment Systems in higher education

(Not available in English)

A FCT está presentemente a realizar um conjunto de ações que irão ajudar a validar a possibilidade da utilização de Sistemas de Avaliação Remota (SAR) no ensino superior. Este projeto piloto está a ser desenvolvido pela FCCN, a Unidade de Computação Científica Nacional da FCT, e foi desencadeado pela necessidade urgente de se promoverem soluções de avaliação remota para as instituições de ensino superior (IES), devido à abrupta migração em massa para o ensino a distância devido à pandemia de Covid-19.

Os SAR fornecem opções confiáveis de verificação e monitorização de identidade para uma apreciação letiva fidedigna, seja para validar à distância a aprendizagem de um programa de ensino ou para organizar remotamente avaliações em larga escala. Está assim em curso, enquadrado no âmbito do projeto “Nau – Sempre a Aprender” da iniciativa INCoDe.2030, a ativação de um projeto centrado na contratação de plataformas maduras, com vários anos de desenvolvimento e operação em IES por todo o mundo e com necessidades semelhantes às nossas.

Estão em estudo e a serem comparadas quatro plataformas diferentes, sendo o processo conduzido em conjunto com representantes das universidades e politécnicos, sob a coordenação da equipa da unidade FCCN, que garante o acesso aos SAR em análise e promove soluções de forma a que se conclua o mais célere possível.

Como não existe uma solução “à medida”, que dê garantias de cobrir todas as diferentes necessidades apresentadas pelas IES, como opções de online proctoring, live proctoring, auto proctoring, verificação de identidade, testes gravados e integração com LMS (Moodle, EdX, etc), as soluções selecionadas serão testadas durante um mês, financiadas e adquiridas centralmente e com testes reais de IES já identificadas (e outras que se poderão juntar), o que permitirá fazer entre 1.000 a 3.000 testes por cada solução, dependendo do formato escolhido, para um total de 3.000 a 9.000 testes.

Terminado este processo, os responsáveis das IES apresentarão um relatório com os resultados, que deverá incluir as aprendizagens, boas e más experiências, identificadas por docentes e alunos.

Está a ser planeado mais um webinar no âmbito da iniciativa Metared, a ser anunciado brevemente, que marcará o início do projeto e em que serão dados detalhes aos vários agentes de como pode ser solicitado o acesso às plataformas.