Saltar para o conteúdo principal

FCT procedeu à atualização do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE)

A FCT disponibilizou hoje a publicação atualizada do Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE). A primeira edição tinha sido publicada em 2014, no seguimento do concurso para a sua criação e incluía 40 infraestruturas que receberam um financiamento de 143,8 milhões de euros para o período 2017-2021, dos quais 69% proveniente de fundos estruturais (FEDER).

As infraestruturas de investigação são elementos essenciais do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Elas incluem plataformas, recursos e serviços disponíveis para a comunidade científica, oferecendo equipamento de grande porte e ouros instrumentos científicos, coleções, arquivos e dados, sistemas computacionais e redes de comunicação fomentando o acesso aberto digital, numa perspetiva de estimulo à excelência nas atividades de investigação e desenvolvimento tecnológico.

A atualização de 2020 do RNIE dá a conhecer as 16 novas infraestruturas integradas desde abril 2019 e sistematiza a informação sobre todas as 56 infraestruturas que agora fazem parte do Roteiro, incluindo a sua descrição, atividades e impacto, assim como as suas ligações com Infraestruturas ou outras organizações de âmbito europeu ou global.

A integração das 16 novas infraestruturas no RNIE decorreu de iniciativa governamental, ao abrigo da “Lei da Ciência”, DL 63/2019, e tendo em conta os pareceres dos grupos de trabalho das 17 Agendas Temáticas de Investigação e Inovação 2030 da FCT, os relatórios da avaliação internacional às Unidades de I&D e audições das instituições. O novo Roteiro traduz a evolução do ecossistema nacional de investigação e inovação, as prioridades do Plano Nacional de Reformas e as políticas públicas no domínio da ciência e tecnologia, nomeadamente as relativas a Espaço, Saúde, Atlântico e Competências Digitais. O Roteiro inclui agora infraestruturas em seis domínios temáticos: Energia, Ambiente, Saúde e Alimentos, Ciências Físicas e Engenharia, Inovação Social e Cultural, e Infraestruturas Digitais.

O Roteiro de infraestruturas é também um instrumento importante para a internacionalização da ciência portuguesa. A maior parte das 56 infraestruturas do Roteiro estão associadas ao Roteiro europeu ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures) ou a outras iniciativas ou organizações de nível europeu ou global.

A FCT continuará a monitorizar a implementação das infraestruturas do Roteiro Nacional, incluindo o seu impacto na investigação, transferência de conhecimento e internacionalização da ciência realizada em Portugal, através de um Comité de Acompanhamento com 31 especialistas da comunidade científica, representativos dos seis domínios temáticos do Roteiro.

Publicação já está disponível para consulta aqui.