Saltar para o conteúdo principal

FCT publica resultados da Avaliação das Unidades de I&D

O processo de Avaliação das Unidades de I&D no âmbito do Programa Plurianual de Financiamento está completo para 31* dos 32 painéis nos quais se organizam as Unidades. A FCT publica os resultados propostos no âmbito deste processo (consulte aqui) já comunicados aos coordenadores das unidades candidatas. A este processo de avaliação candidataram-se 348 unidades de I&D, das quais 62 correspondem a novas unidades, incluindo 4 que resultaram de fusões entre unidades existentes, totalizando 19.418 investigadores integrados. As candidaturas, submetidas até 9 de fevereiro de 2018, consistiam na apresentação de um relatório de atividades dos últimos 5 anos, a equipa de investigadores e de um plano estratégico para os próximos 5 anos.

Este exercício de avaliação envolveu 224 avaliadores internacionais de elevada competência e experiência científica, oriundos de 26 países, 35% mulheres, distribuídos por 32 painéis, (lista de painéis) que analisaram remotamente as candidaturas e levaram a cabo visitas a todas as unidades de I&D concorrentes durante o período de 17 de setembro de 2018 a 21 de junho de 2019. Os painéis contaram ainda com o apoio de 31 peritos externos de 12 países.

Os resultados mostram que 64% das Unidades de I&D avaliadas tiveram uma classificação proposta pelos painéis de avaliação de Excelente ou Muito Bom: Excelente 31%, Muito Bom 33%, Bom 24%, Fraco 11% e Insuficiente 1%. Os investigadores integrados distribuem-se pelas Unidades de I&D da seguinte forma: 43% nas unidades classificadas com Excelente, 35% Muito Bom, 17% Bom, 5% Fraco e 0,2% Insuficiente.

Como resultado desta avaliação, a FCT irá atribuir financiamento às Unidades de I&D que obtiveram a classificação de Excelente, Muito Bom e Bom. O financiamento total ascende a 420 M€ para o período 2020-2023. A estas Unidades de I&D foi atribuído também um total de 1.600 novas bolsas de doutoramento que corresponderão a um investimento de 106 M€.

A FCT disponibiliza a Lista de Resultados Propostos, o Relatório Final preliminar da Equipa de Coordenação do Processo de Avaliação e os relatórios de avaliação para cada Unidade de I&D, agrupados por painel. (Consulte aqui)

Nota: * As visitas às unidades avaliadas pelo painel de Gestão serão efetuadas em data a estabelecer no último trimestre de 2019.