Saltar para o conteúdo principal

FCT signs agreement with EMBL for technological traineeships

(English Version Available Soon)

EMBL

A FCT e o Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL) celebraram um Acordo que pretende promover manifestações de interesse para bolsas de estágios tecnológicos para jovens graduados portugueses no EMBL. Os candidatos selecionados irão adquirir formação –on-the-job nas áreas da competência daquela organização científica internacional da qual a FCT é membro.

Os candidatos elegíveis devem possuir o grau académico de licenciatura ou superior e as áreas de formação a frequentar serão as que correspondem aos domínios dos programas do EMBL, nomeadamente: biologia celular e molecular, genética, bioquímica, biofísica, bioinformática, genómica, microscopia ótica e eletrónica, tecnologia de radiação de sincrotrão e workshops tecnológicos.

O EMBL foi criado com o objetivo de promover a biologia molecular em toda a Europa e materializou-se num centro de investigação de excelência, para jovens investigadores em biologia molecular. É uma organização intergovernamental, criada em 1974, que atualmente representa 23 Estados-Membros, dois associados e três candidatos. É composto por seis laboratórios, localizados em Heidelberg (Alemanha), Barcelona (Espanha), Grenoble (França), Hamburgo (Alemanha), Hinxton (Reino Unido) e Roma (Itália).

Este Acordo vem reforçar o objetivo da FCT de apoiar e acompanhar a participação da comunidade científica e tecnológica nas organizações internacionais de que Portugal faz parte. Os benefícios que daí decorrem para a comunidade científica incluem o acesso das equipas nacionais às infraestruturas científicas internacionais, o aumento da competitividade da indústria, o acesso aos programas de formação e treino e concursos para posições científicas ou de gestão nas diferentes organizações.

Os estágios no EMBL irão enriquecer o Programa de Estágios Tecnológicos da FCT, que já inclui Acordos com o CERN, a ESA e o ESO, onde todos os anos jovens graduados portugueses têm a oportunidade de adquirir formação até 2 anos. Este ano a FCT também realizou o primeiro concurso para Bolsas de Investigação para Estágios na NASA. Prevê-se que o processo de candidatura a estes estágios se inicie no final deste ano.