Saltar para o conteúdo principal

FCT vai implementar o Plano S

O Plano S, promovido pela Science Europe visa assegurar que todas as publicações resultantes de investigação financiada através de fundos públicos sejam publicadas em revistas ou plataformas de acesso aberto, ou tornadas disponíveis através de repositórios de acesso aberto sem embargo.

A adesão ao Plano S tornará acessíveis a toda a comunidade científica os resultados da atividade científica, permitindo que o investimento feito pela FCT contribua para a aceleração do conhecimento.

Esta adesão é particularmente significativa no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, dado que as principais prioridades na área da investigação e desenvolvimento serão:

1) relação entre ciência, emprego e resiliência;
2) investigação aberta e colaborativa;
3) valorização das carreiras de investigação.

Este último ponto inclui uma revisão do Código de Conduta orientado para acolher as práticas europeias de desenvolvimento das carreiras de investigação, com recomendações claras de princípios de Ciência Aberta.

No contexto da atividade da FCT, o acesso aberto previsto pelo Plano S pode ser cumprido por três vias:

·Publicação em revistas ou plataformas em acesso aberto
·Disponibilização imediata em repositórios de acesso aberto
·Publicação em acesso aberto ao abrigo de acordos transformativos

Com esta adesão, a FCT reforça o percurso, iniciado em 2014, com o lançamento da sua Política sobre Acesso Aberto de apoio à transição para a Ciência Aberta. Ao longo de 2021, a FCT irá trabalhar para assegurar a implementação do Plano S a partir de 1 de janeiro de 2022.

Mais informação aqui.