Saltar para o conteúdo principal

FEUP researcher awarded with 500.000 euros from the creator of lithium batteries

(Not available in English)

John Goodenough é professor na Cockrell School of Engineering da UT Austin e é considerado o “pai” das baterias de lítio. Maria Helena Braga é investigadora e professora na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e está a liderar a investigação dedicada a uma nova geração de baterias sólidas, capazes de armazenar muito mais energia do que as de ião de lítio, novidade que tem sido recebida com muito entusiasmo pela comunidade científica internacional.

Este trabalho promissor foi reconhecido pelo professor John Goodenough, que doou meio milhão de euros para impulsionar o projecto desenvolvido pela investigadora Maria Helena Braga. Esta surpreendente doação vai permitir reforçar os meios técnicos e humanos dedicados a esta investigação e também sensibilizar a indústria para uma revolução que está à espera de acontecer nesta área.

Esta investigação revolucionária poderá também alavancar avanços significativos noutras áreas de atuação do programa UT Austin Portugal, como a Computação Avançada e a Nanotecnologia, já que as baterias podem ser utilizadas em vários campos de aplicação ao serviço da investigação científica. Mais informações na página do programa UT Austin Portugal.

(A partir de texto publicado na UPorto Notícias)