Saltar para o conteúdo principal

Fulbright e FCT assinam protocolos de cooperação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Comissão Fulbright assinaram no dia 16 de janeiro, três protocolos de cooperação, que reforçam a cooperação e intercâmbio científico entre Portugal e os Estados Unidos da América (EUA).

As bolsas Fulbright contarão assim com o apoio financeiro da FCT já em 2014, tanto nos programas de Doutoramento em universidades acreditadas nos EUA, como permitirão também a Professores e Investigadores Doutorados leccionar e/ou realizar projectos de investigação em universidades e centros de investigação nos EUA.

O financiamento da FCT para as bolsas de Doutoramento Fulbright representa €18.500 por bolseiro (valor máximo) para o 1.º ano de estudos com possibilidade de financiamento adicional no segundo e no terceiro ano, num total de 10 bolsas a atribuir. Nas bolsas a Professores e Investigadores Doutorados, o financiamento das três bolsas equivale a até €8.880 dependendo da duração da estadia.

Aproximando os dois países, a FCT financiará ainda cinco Bolsas Fulbright para Professores e Investigadores Americanos Convidados, que poderão assim, por períodos de três meses, leccionar e realizar projetos de investigação em universidades e centros de investigação portugueses.

Na sessão de assinatura dos protocolos, Miguel Seabra, Presidente da FCT, sublinhou o impacto do programa Fulbright nas relações entre os EUA e a Europa, nomeadamente com Portugal. Salientou ainda as vantagens desta cooperação, que reforçam a qualidade da formação de estudantes portugueses nos EUA, pelo apoio aos candidatos e acesso a programas de qualidade que a Comissão Fulbright permite. Já Virginia L. Staab, Presidente do Conselho Diretivo da Comissão Fulbright, focou a evolução da Comissão que celebra este ano o seu 54º aniversário, realçando o papel dos seus parceiros e a importância de novas ideias que continuem a permitir o crescimento da Fulbright. 

A Comissão Fulbright e o seu Centro de Informação estão agora em funcionamento no edifício da FCT, no âmbito de um dos protocolos assinados. Também o arquivo histórico da Comissão integra agora o Arquivo Histórico de Ciência e Tecnologia (AHCT) da FCT. Numa parceria que envolve ainda o Instituto de História Contemporânea (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova), o arquivo que ilustra mais de 50 anos de intercâmbio e partilha de conhecimento com os EUA será assim tratado e disponibilizado para estudos por parte da comunidade científica. O arquivo integra processos de bolseiros portugueses e americanos financiados com o apoio da Fulbright desde a década de 60, assim com atas das reuniões do Conselho Diretivo da Comissão.