Saltar para o conteúdo principal

GBIF cria portal nacional

O Nó português da Global Biodiversity Information Facility (GBIF) lançou o seu portal, em www.gbif.pt. Esta plataforma de divulgação de atividades do nó nacional e de outros parceiros da rede tem por objetivo promover a participação de instituições e organismos nacionais na GBIF, através do acesso a ferramentas informáticas e documentação para utilizadores e provedores de dados sobre biodiversidade.

Entre as próximas ações do nó nacional da GBIF contam-se uma ação de formação sobre o tema Publicação de dados no GBIF com Integrated Publishing Toolkit (IPT), a 11 de julho, e o lançamento de um inquérito para atualização da informação nacional sobre coleções de história natural.

Criado em dezembro de 2012 no Instituto de Investigação Científica e Tropical (IICT), o nó nacional do GBIF é coordenado a nível nacional pelo investigador Rui Figueira e tem o apoio da FCT.

A Global Biodiversity Information Facility, criada em 2001, procura incentivar o acesso livre e aberto a dados de biodiversidade através da internet, através de uma rede global de países e organizações.