Saltar para o conteúdo principal

GENDERACTIONplus é o novo projeto europeu para a igualdade de género

O GENDERACTIONplus, um consórcio de 26 organizações, entre elas a FCT, que compreende 21 países europeus, deu início aos seus trabalhos no passado dia 8 de junho, com uma reunião de apresentação em Praga, na República Checa. O seu objetivo fundamental é promover a igualdade de género na Investigação e Desenvolvimento no contexto do Espaço de Investigação Europeu (em inglês, European Research Area – ERA).

Financiado pelo Horizonte Europa, programa de financiamento da União Europeia iniciado em 2021, o GENDERACTIONplus procura alinhar-se com as orientações para a igualdade de género da nova ERA Policy Agenda, relativa ao período 2022-2024. O projeto foca-se em cinco áreas temáticas: interseccionalidade e inclusão (carreiras de investigação inclusivas); a violência de género na academia; a dimensão de género no conteúdo da investigação; os mecanismos e indicadores de monitorização; o desenvolvimento de um sistema de monitorização e avaliação da implementação e impacto dos Planos de Igualdade de Género como um instrumento para promover a mudança institucional no novo Espaço de Investigação Europeu.

Marcela Linkova, coordenadora do projeto, destaca que “a violência de género e o assédio sexual continuam a ser um problema fundamental, e temos que desenvolver melhores ferramentas para promover a interseccionalidade e a diversidade. Outro assunto importante é a monitorização e avaliação dos planos de igualdade de género e do seu impacto […]. Esta é uma ótima oportunidade para gerar avanços em todos estes tópicos num consórcio europeu excelente e motivado”.

O GENDERACTIONplus é o sucessor do GENDERACTION, desenvolvido com fundos do programa Horizonte 2020, e procurar dar continuidade ao trabalho já desenvolvido e responder aos novos (e velhos) desafios identificados, incorporando contributos do Standing Working Group on Gender in Research and Innovation (ativo de 2017-2021) e da comunidade de prática FORGEN.