Saltar para o conteúdo principal

II Encontro – Agenda I&I 2030 para a Arquitetura Portuguesa

O II Encontro da Agenda de I&I 2030 para a Arquitetura Portuguesa vai realizar-se em Lisboa, no dia 5 de dezembro, no Auditório D. Pedro IV (Av. D. Carlos I, 124 J), pelas 17 horas. Esta sessão dará continuidade ao Ciclo de Encontros promovido pelo grupo de peritos que se encontra a desenvolver esta Agenda, numa iniciativa que conta com o apoio da FCT e que já contou com uma primeira sessão na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, que decorreu no passado dia 8 de novembro.

Os convidados desta sessão em Lisboa são: Manuel Aires Mateus (Arquiteto), José Manuel dos Santos (Administrador e Diretor Cultural da Fundação EDP) e Raquel Henriques da Silva (Historiadora, Prof.ª Associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL).

Apela-se à presença dos investigadores e promotores de inovação nesta área temática, agradecendo-se a divulgação do evento, cuja entrada é livre.

A Agenda de I&I para a Arquitetura Portuguesa propõe incentivar o conhecimento e divulgação da obra edificada em Portugal e no mundo por arquitetos portugueses, facilitando novas atividades de I&D. Será dada ênfase a novas atividades de I&D de base interdisciplinar em estreita articulação com a valorização arquitetónica, cultural, social e económica da arquitetura portuguesa no mundo, assim como a novos processos de revitalização urbana. Neste contexto, a agenda é elaborada a partir de quatro dimensões: i) Projeto, ii) Construção, iii) Património; iv) Cidade-paisagem.