Saltar para o conteúdo principal

Inaugurada extensão da sede do ESO na Alemanha

A cerimónia oficial de inauguração dos novos edifícios do European Southern Observatory (ESO) realizou-se no passado dia 4 de dezembro. Foram inauguradas duas novas estruturas, que incluem um edifício de escritórios e um edifício técnico, mantendo o mesmo estilo arquitetónico da sede original, construída em 1980.  Ambos os edifícios são considerados “edifícios verdes”: apresentam um consumo de energia muito abaixo do habitual para edifícios semelhantes e o sistema de aquecimento que utiliza água aquecida por energia geotérmica.
 
Em forma de cilindro, o diâmetro do edifício técnico assemelha-se aos 39 metros do European Extremely Large Telescope (E-ELT). O novo espaço permitirá testar novos instrumentos e inovações tecnológicas, contribuindo para o desenvolvimento do campus de investigação em Garching bei München. Irá também acolher um dos maiores arquivos digitais de dados astronómicos a nível mundial.
 
A empresa nacional TurboConstroi foi responsável pela construção de uma parte substancial do edifício, executando a estrutura de betão armado destas novas instalações, num contrato de cerca de 1 milhão de euros. Os novos edifícios foram concebidos pelos arquitectos Auer+Weber+Assoziierte e a construção ficou a cargo da BAM Deutschland AG.