Saltar para o conteúdo principal

Iniciativa Atlantic Interactions promove encontro na ilha Terceira

A ilha Terceira vai acolher, de 20 a 21 de abril, um encontro de alto nível para promover o diálogo Norte-Sul / Sul-Norte, com vista a uma abordagem integrada dos assuntos relacionados com o espaço, oceanos, clima e data management, que será participado por mais de 30 delegações internacionais e envolverá mais de 200 participantes.

Em 2016 o MCTES e a FCT iniciaram uma série de workshops internacionais, realizados em Nova Iorque, Ponta Delgada, Lisboa, Paris, Brasil e Bruxelas, entre outros, com vista à definição de uma agenda de Investigação de I&D para o Atlântico e à criação do AIR Center – Atlantic International Research Center.

O AIR Center pretende projetar-se como uma plataforma de cooperação internacional dedicada à investigação nas áreas aeroespacial, oceanos, alterações climáticas e energia, de investigação em rede, apoiado em infraestruturas e iniciativas que permitam atrair investimento estrangeiro.

Este encontro, que se vai realizar na ilha Terceira, envolverá o diálogo entre Governos, Indústria e Ciência. Contará com a participação de representantes governamentais e empresas de inúmeros países, nomeadamente: África do Sul, Alemanha, Angola, Argentina, Bulgária, Brasil, China, Colômbia, Coreia do Sul, Espanha, Estados Unidos da América, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Índia, Irlanda, Itália, Nigéria, Nigéria, Noruega, Reino Unido, Roménia, Senegal, Suécia e Uruguai, entre outros. A Comissão Europeia, a Agência Espacial Europeia (ESA, European Space Agency) e as Nações Unidas também se farão representar no evento.

Consulte o programa e a lista de participantes do evento.