Saltar para o conteúdo principal

Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço participa em Missão ‘Ariel’ da ESA

O Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), através de uma equipa liderada por Pedro Machado do IA e da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, vai participar a próxima missão da ESA – Agência Espacial Europeia, a Missão ‘Ariel’. Com início em 2028, esta é a primeira missão espacial dedicada ao estudo da natureza e da química da atmosfera de um milhar de exoplanetas (planetas que não ao Sistema Solar e estão inseridos noutros sistemas).

Até à data, os estudos desenvolvidos incidem apenas em torno da identificação dos exoplanetas, das massas que os constituem e das suas dimensões. A Missão ‘Ariel’ procura conhecer a sua aparência ou a relação que é possível estabelecer entre os exoplanetas e a estrela-mãe, e ainda como é que o Sistema Solar se encaixa na diversidade de sistemas planetários.

O desenvolvimento de modelos dos planetas do Sistema Solar, realizado até agora pelo IA, tem contribuído para a criação um modelo mais geral das atmosferas planetárias, o que irá servir de suporte aos objetivos científicos da Missão ‘Ariel’. A equipa do IA tem também como missão cooperar na transmissão de conhecimentos sobre as atmosferas do Sistema Solar para auxiliar a pesquisa acerca das atmosferas dos exoplanetas.

Recentemente outra equipa internacional de investigadores, que integra 9 investigadores do IA, descobriu um novo planeta, o K2-229 b, que tem dimensões semelhantes ao planeta Terra e a densidade e composição idênticas a Mercúrio. A descoberta do K2-229 b poderá ajudar a perceber como é que planetas como Mercúrio se formaram e evoluíram, bem como algumas das suas particularidades.