Saltar para o conteúdo principal

Investigador da Universidade de Aveiro torna-se primeiro português nomeado para a Academia Europeia das Ciências

João Rocha, Diretor do Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos (CICECO) da Universidade de Aveiro, tornou-se este mês o primeiro cientista português a ser convidado a pertencer à European Academy of Sciences (EURASC), uma organização independente que reúne alguns dos académicos e engenheiros europeus ou residentes na Europa mais conceituados.

Aprovado por unanimidade pelo Conselho Geral desta academia, o químico português junta-se a um grupo de cientistas que realizam investigação e desenvolvimento tecnológico de ponta, unidos pelo compromisso de promover a ciência e a tecnologia e os papéis cruciais que desempenham no desenvolvimento económico e social das sociedades modernas.

“Esta nomeação reconhece quase 25 anos de trabalho em prole da Ciência do grupo de trabalho, que me orgulho de coordenar”, afirmo o investigador e professor universitário numa declaração à Universidade de Aveiro.

João Rocha tem mais de 430 artigos científicos publicados com mais de 10 000 citações. É Diretor do Laboratório Associado Centro de Investigação em Materiais Cerâmicos e Compósitos, apoiado pela FCT, avaliador do European Research Council (ERC), e membro do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia e membro da Academia das Ciências de Lisboa. Em 2004 foi distinguido com o Prémio de Excelência Científica da FCT.)