Saltar para o conteúdo principal

Investigador português venceu o “Ariel Machine Learning Data Challenge”

O investigador português Luís F. Simões venceu o “Ariel Machine Learning Data Challenge”, uma competição mundial de Inteligência Artificial para estudo de exoplanetas lançada pela Agência Espacial Europeia (ESA). Luís F. Simões destingiu-se com a criação do melhor algoritmo para a missão Ariel que a ESA lançará em 2028, missão essa que é subscrita por Portugal.

Luís F. Simões foi bolseiro de doutoramento da FCT na Vrije Universiteit Amsterdam, na Holanda, na área da inteligência computacional, e atualmente dirige a ML Analytics, uma empresa de prestação de serviços de Inteligência Artificial da qual é cofundador.

O “Ariel Machine Learning Data Challenge” é uma competição que visa o desenvolvimento de técnicas de Inteligência Artificial que procuram caraterizar planetas em órbita de outras estrelas, tais como os que serão estudados pela missão Ariel, que pretende observar a atmosfera de mil planetas extrasolares, de forma a detetar como estes sistemas se têm desenvolvido, e que forma contextualizam o nosso sistema solar numa galáxia que nos ultrapassa. 

O investigador Luís F. Simões trabalha na aplicação da Inteligência Artificial a problemas do espaço desde 2008. A missão Ariel vai estudar a atmosfera e química de mil exoplanetas. Esta iniciativa torna-se especialmente complexa pela necessidade de observar planetas em passagem sobre a sua estrela que, por vezes, se encontram à distância de centenas anos-luz.