Saltar para o conteúdo principal

Investigadora portuguesa recebe prémio da American Geophysical Union

Fátima Abrantes, investigadora do Centro de Ciências do Mar – Universidade do Algarve (CCMAR) e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), foi distinguida pela American Geophysical Union (AGU) com o “Ambassador Award”. A investigadora é delegada nacional ao consórcio europeu ECORD (European Consortium for Ocean Research Drilling) do programa internacional IODP (International Ocean Discovery Program) e co-delegada, juntamente  com a FCT, à JPI Oceans, plataforma na área da investigação marinha e marítima.

Este prémio distingue anualmente cinco personalidades que deram um contributo notável em áreas como: o impacto social, o serviço à comunidade terrestre e espacial, a liderança científica, e a promoção de talentos/carreira. O prémio reconheceu a excelência em investigação científica, educação, comunicação e atividades de outreach da investigadora Fátima Abrantes, doutorada em Geologia Marinha, que se dedica ao estudo da história dos oceanos no passado geológico. Foi autora de 110 artigos científicos e co-editou o livro “Reconstructing Ocean History: A Window into the Future and The Climate of the Mediterranean Region”.

A AGU vai entregar os prémios formalmente, entre os dias 10 e 13 de dezembro 2021 no encontro de outono, em Nova Orleães, LA.

Foto: CCMAR