Saltar para o conteúdo principal

João Canário eleito Vice-Presidente do IASC

João Canário, investigador do Centro de Química Estrutural do Instituto Superior Técnico e representante nacional pela FCT no International Arctic Science Committee (IASC), foi eleito como um dos quatro vice-presidentes desta organização internacional, na sequência da realização da reunião anual do IASC, que decorreu em Tromso, na Noruega, no passado dia 30 de março,

Portugal, através da FCT, é um dos países que está representado no International Arctic Science Committee (IASC), entidade que desde 1999 realiza uma conferência anual em torno de temáticas prementes para área do polar. Em 2021, foi a vez de Portugal receber essa conferência, a Arctic Science Summit Week 2021, que decorreu online a partir de Lisboa.

A par da organização desta conferência, a eleição de João Canário como Vice-presidente representa o reconhecimento internacional da Ciência Polar Portuguesa, em particular aquela que é desenvolvida no Ártico. Em Portugal, a FCT desenvolve atividades nesta área através do Programa Polar, através de um gabinete criado em 2011 que tem como principal objetivo responder à necessidade de uma base de apoio e acompanhamento institucional à investigação nacional nas regiões polares por parte de cientistas portugueses.

O International Arctic Science Committee (IASC) é uma organização científica internacional não governamental que tem como missão encorajar e facilitar a cooperação em todos os aspetos da investigação no Ártico, em todos os países envolvidos na pesquisa no Ártico e em todas as áreas da Região do Ártico.