Saltar para o conteúdo principal

Jornadas FCCN deste ano assinalaram três décadas de inovação

Esta edição coincidiu com o 30.º aniversário da FCCN. A efeméride foi assinalada durante a sessão plenária do evento, com a intervenção de Carlos Salema, Diretor do Instituto de Telecomunicações (IT) e primeiro presidente da FCCN, e com a projeção de um vídeo de retrospetiva da missão da FCCN ao longo destas últimas três décadas, recordando os principais momentos na história da organização. Esta foi também a primeira edição das Jornadas a contar com a presença de um membro do Governo. Deslocou-se ao Algarve a Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, para apresentar uma comunicação dedicada à Ciência Aberta, com o título “Conhecimento para todos: Roteiro para uma política nacional de Ciência Aberta”. Esta sessão plenária contou ainda com as intervenções de João Nuno Ferreira e de Ester Serrão, em representação da FCCN e da UAlg, respetivamente.

O balanço de participações é positivo. As Jornadas deste ano contaram com mais de 260 participantes que vieram dos quatro cantos do país, entre técnicos de serviços de informática, bibliotecários, investigadores e outros membros da comunidade científica.

Ao todo, foram três dias de convívio e de aprendizagem, com sessões dedicadas ao grande leque de serviços oferecidos pela FCCN nas áreas da conectividade, colaboração, conhecimento, computação e segurança.

As Jornadas contam também com alguns momentos de lazer e descontração, estreitaram relações e reforçou-se o espírito de camaradagem e equipa da comunidade de investigação e ensino superior. 

A próxima edição das Jornadas FCCN vai realizar-se em Vila Real, na UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em 2017.