Saltar para o conteúdo principal

Lançados os primeiros concursos do Horizonte 2020

Foram lançados esta semana os primeiros concursos do novo programa quadro europeu para a investigação e inovação, delineando oportunidades de financiamento para 2014 e 2015.

As oportunidades de financiamento para os primeiros dois anos (2014-15) do Horizonte 2020 estão descritas no Portal do Participante. O plano de trabalhos prevê um total de 15 mil milhões de euros de financiamento para dois anos, e reflete a nova abordagem do programa Horizonte 2020, de responder a desafios, organizada em torno dos seus três pilares: Ciência de Excelência, Liderança Industrial, e Desafios Societais.

Foram identificadas 12 áreas de enfoque neste primeiro plano de trabalhos do Horizonte 2020, cada uma prevista num concurso. Representam cerca de 15% do número total de concursos nestes dois anos, e totalizam cerca de 2 mil milhões de euros. São: Saúde e cuidados personalizados; Segurança alimentar sustentável; Crescimento azul: libertar o potencial dos oceanos; Segurança digital; Cidades e comunidades inteligentes; Energia de baixo consumo de carbono competitiva; Eficiência energética; Mobilidade para o crescimento; Resíduos: um recurso a reciclar, reutilizar e de recuperação de matérias primas; Recursos hídricos: fomentando o seu valor para a Europa; Superando a crise: novas ideias, estratégias e estruturas de governança para a Europa; Resistência a desastres: assegurar a segurança das sociedades, incluindo a adaptação a alterações climáticas.

Vários temas transversais foram incorporados no plano de trabalhos, assegurando uma abordagem mais integrada. Incluem-se Inovação; Difundindo a excelência e alargando a participação; Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC); Ciências sociais e Humanidades; Género; Cooperação internacional; Clima e desenvolvimento sustentável.

A investigação científica de fronteira, de excelência, será assegurada no Horizonte 2020, através do European Research Council (ERC). Durante 2014, através dos seus instrumentos já bem instituídos, o ERC investirá em cerca de 1000 investigadores, jovens ou estabelecidos, que se queiram instalar na Europa.

Para mais informação sobre a participação de Portugal no Horizonte 2020, e noticias sobre eventos e novos concursos, consulte o site do GPPQ – Gabinete de Promoção do Programa Quadro.