Saltar para o conteúdo principal

Lançamento da Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030

Esta é uma iniciativa interministerial que reúne as áreas governativas da Modernização Administrativa, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, do Planeamento e das Infraestruturas e da Economia, e que pretende reforçar as competências básicas em Tecnologias de Informação e Comunicação da população portuguesa, preparando-a para as oportunidades de emprego emergentes e baseadas no digital.

O Portugal INCoDe.2030 tem como objetivo responder a três grandes desafios:
1. garantir a literacia e a inclusão digitais para o exercício da cidadania;
2. estimular a especialização em tecnologias e aplicações digitais para a qualificação do emprego e uma economia de maior valor acrescentado;
3. produzir novos conhecimentos em cooperação internacional.

A iniciativa desenvolve-se em torno de cinco eixos de ação: inclusão, educação, qualificação, especialização e investigação, estando cada um deles associado a um conjunto de objetivos e medidas de políticas públicas cuja prossecução estará a cargo de diversas instituições e entidades.

Pelas 15 horas, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, apresenta, em nome do Governo, a Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030 – Portugal INCoDe.2030. O Primeiro Ministro, António Costa, encerra a sessão pelas 16h30.

A sessão conta ainda com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, do Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita, do Secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, e do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

O programa da sessão de lançamento está disponível aqui.

Poderá acompanhar o evento em direto, por webstreaming, neste link https://videocast.fccn.pt/live/fccn/INCoDe2030