Saltar para o conteúdo principal

Lançamento do telescópio espacial CHEOPS com participação portuguesa

Amanhã, dia 18 de dezembro, pelas 8h54 (hora de Portugal continental) está previsto o lançamento do telescópio espacial CHEOPS – CHaracterising ExOPlanet Satellite, a nova missão da ESA que conta com a presença portuguesa, nomeadamente do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA). O IA irá transmitir em direto o lançamento do CHEOPS através do seu canal de YouTube, entre as 8h30 e as 12h15.

O telescópio será lançado para órbita da Terra num foguetão russo Soyuz, a partir da base de lançamentos da ESA em Kourou, na Guiana Francesa. A transmissão do lançamento contará também com intervenções dos investigadores do IA José Afonso, Sérgio Sousa (membro da equipa científica do CHEOPS) e Manuel Abreu. A partir das 11h15, a investigadora Susana Barros, que também integra a equipa científica da missão, responderá via online a questões colocadas pelo público através do chat da transmissão.

O telescópio será posicionado na órbita terrestre a uma altitude de 700 quilómetros, e terá como função observar estrelas brilhantes hospedeiras de exoplanetas com um tamanho variável entre a Terra e Neptuno.

O consórcio do CHEOPS é liderado pela Suíça e pela ESA, contando com a participação de 11 países europeus, sendo que em Portugal a participação científica é liderada pelo IA.