Saltar para o conteúdo principal

Lançamento em Portugal da Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA)

No próximo dia 7 de fevereiro, pelas 9h30, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, recebe o lançamento em Portugal da  Parceria para a Investigação e Inovação na Região Mediterrânica (PRIMA). Consulte o programa aqui.

A iniciativa PRIMA consiste num dos mais recentes desenvolvimentos da Parceria Euro-Mediterrânica. Foi lançada na 2.ª Conferência Ministerial Euro-Mediterrânea, a 4 de maio de 2017, em La Valeta, Malta, através da Declaração sobre Fortalecimento da Cooperação Euro-Mediterrânea através da Investigação e Inovação. É um programa de financiamento com a duração de 10 anos (entre 2018 e 2028) que agrega a soma global indicativa de 440 milhões de euros, divididos entre contribuições dos países participantes e da União Europeia, através do Programa Quadro para a Ciência e Inovação H2020.

Os países participantes são Alemanha, Argélia, Chipre, Croácia, Egipto, Eslovénia, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Jordânia, Líbano, Luxemburgo, Malta, Marrocos, Portugal, Tunísia e Turquia. No plano da sua agenda estratégica de investigação e inovação, a PRIMA centra-se nas temáticas dos sistemas alimentares e dos recursos hídricos, com os seguintes pilares: gestão sustentável da água em áreas áridas e semiáridas do Mediterrâneo; sistemas agrícolas sustentáveis; e cadeia de valor alimentar no desenvolvimento regional e local mediterrânico.

Este evento tem por objetivo apresentar esta parceria junto do público português, pré-anunciar os seus primeiros concursos para projetos de investigação colaborativa e apresentar experiências em curso de colaboração transnacional no plano euro-mediterrânico. A entrada é livre. Faça a sua inscrição aqui.

A sessão conta com o apoio da ação de coordenação e suporte 4PRIMA, um projeto financiado pelo Programa-Quadro para a investigação e inovação H2020 da União Europeia, com o contrato n.º 724060.

Saiba mais na página do PRIMA.

Nota: Agenda em desenvolvimento