Saltar para o conteúdo principal

Liga Portuguesa contra o Cancro e FCT parceiras no apoio à investigação sobre cancro

A Liga Portuguesa contra o Cancro (LPCC) associa-se à FCT para financiamento da participação da equipa da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), liderada por Manuel Coelho, no projeto europeu NanoEFEct, que reúne mais quatro parceiros da Áustria, Noruega e Alemanha.

1M€ é o financiamento global atribuído ao consórcio do NanoEFEct para estudo dos mecanismos de deteção precoce de carcinoma colo-rectal através de endoscopia de fluorescência otimizada através de nano partículas. O financiamento de 180 mil Euros da equipa da FEUP, liderada por Manuel Coelho, atribuído pela FCT, terá uma comparticipação de 25 mil Euros da LPCC.

Assinado no início de 2014, o protocolo entre as duas instituições comtempla já o cofinanciamento para apoiar a participação de equipas de investigação portuguesas em projetos selecionados no âmbito da ERA-TRANSCAN, uma plataforma europeia para a investigação translacional em cancro, da qual fazem parte 25 agências de financiamento de 19 Estados-Membros.

Ao assumir este compromisso, a LPCC pretende dar o seu contributo para a investigação nesta área, ao apoiar projetos no âmbito do desenvolvimento de novas e potencialmente mais eficazes intervenções para a prevenção, diagnóstico e terapia de cancro.