Saltar para o conteúdo principal

Maratona da Saúde atribui Prémios de investigação na área do cancro

Os Prémios Maratona da Saúde para a Investigação em Cancro são hoje atribuídos a Maria do Carmo Pereira da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e a Adriana Sánchez Danés da Fundação Champalimaud pelo trabalho que desenvolvem na área do cancro do cérebro.

O principal objetivo dos Prémios anuais da Maratona da Saúde que este ano premeiam a Investigação em Cancro é fomentar o conhecimento e a descoberta de soluções terapêuticas inovadoras para combater esta doença. O financiamento destes prémios, no valor total de 40 mil euros, resultou maioritariamente dos donativos angariados durante o espetáculo televisivo da Maratona da Saúde, realizado em parceria com a RTP em março de 2019, bem como de outros apoios da sociedade civil. Nesta 6ª edição dedicada ao Cancro, a Janssen foi um dos parceiros principais da Maratona da Saúde e associará o seu nome a um dos Prémios.

Durante o concurso, organizado em parceria com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e destinado a investigadores e médicos que se propuseram a desenvolver um projeto de investigação numa instituição sediada em Portugal, foram obtidas 109 candidaturas. A avaliação das propostas foi realizada por um painel internacional de 76 cientistas na área do cancro e pelo conselho científico da Maratona da Saúde que selecionou as duas investigadoras, uma na categoria sénior e outra na categoria júnior, que receberão os Prémios desta edição.

Prémio Maratona da Saúde Categoria Sénior
Maria do Carmo da Silva Pereira
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
“A nanotecnologia no tratamento do cancro do cérebro”

Prémio Maratona da Saúde Janssen Categoria Júnior
Adriana Sánchez Danés
Fundação Champalimaud
“Identificar células tumorais no cancro pediátrico que são resistentes à terapia”

A Cerimónia de Entrega dos Prémios Maratona da Saúde para a Investigação em Cancro decorre hoje às 17h, e será transmitida em direto no Youtube e Facebook da Maratona da Saúde. Este evento contará com as apresentações dos projetos das duas cientistas premiadas assim como com as participações de Maria de Belém Roseira (Presidente da Direção da Maratona da Saúde), Gonçalo Reis (Presidente do Conselho de Administração da RTP), Helena Pereira (Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia) e Filipa Costa (Diretora Geral da Janssen Portugal).

Segundo Maria de Belém Roseira, presidente da Maratona da Saúde, “estes prémios são a demonstração de que a sociedade civil também se envolve no financiamento da investigação científica para saúde em Portugal, de forma amplamente participada.”

As edições anuais da Maratona da Saúde consistem em várias iniciativas de sensibilização organizadas em todo o país e culminam num dia solidário emitido em direto na RTP 1 e RTP Internacional durante várias horas (maratona televisiva). Este projeto só é possível em Portugal graças ao apoio de todas as entidades que se associam à Maratona da Saúde, entre as quais a Fundação Altice Portugal, o Instituto Gulbenkian de Ciência, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, a Creative Minds, a Cev Fiscalidade, a Vieira de Almeida, a Janssen, a Sanofi, a Roche, a Pfizer e várias associações de doentes e sociedades médicas. O Dia anual Solidário da Maratona da Saúde contou também com o alto patrocínio da Presidência da República durante várias edições.

Os donativos à Maratona da Saúde podem ser realizados ao longo de todo ano através de chamadas de valor acrescentado para o 760 20 60 90 (0,60€+IVA) ou do IBAN: PT50 0035 0413 00044189730 73 BIC SWIFT: CGDIPTPL.

Saiba mais em www.maratonadasaude.pt.