Saltar para o conteúdo principal
Breadcrumbs

National Cancer Hub aberto a manifestações de interesse

Tópicos

A Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e a Direção Geral de Saúde (DGS) lançaram uma chamada para manifestações de interesse para integrar o Stakeholders Group do National Cancer Hub. A participação neste grupo está aberta a toda a comunidade nacional, tanto a título individual como em representação de entidades nacionais, como instituições de saúde, academias, institutos de investigação, sociedades científicas, ordens profissionais, organizações de doentes, indústria, organizações da sociedade civil, entre outras. O prazo para a apresentação de propostas termina a 28 de fevereiro de 2022.

O National Cancer Hub é a estrutura nacional que agrega os atores relevantes nas áreas científicas, tecnológicas e sociais para a luta contra o cancro, de modo a implementar com sucesso, em Portugal, o Plano Europeu de Luta Contra o Cancro (EBCP – Europe’s Beating Cancer Plan), sendo coordenada pela DGS e pela AICIB, entidade que apoia, financia e promove a investigação clínica e a inovação biomédica em Portugal, e da qual a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é um dos membros fundadores

O funcionamento do National Cancer Hub assenta em dois grupos de atores, o Policy Group e o Stakeholders Group. A atividade deste último, para o qual está agora aberto o período de manifestações de interesse, incidirá sobretudo no mapeamento das oportunidades de financiamento na área do cancro, incluindo a Missão Cancro, o Programa EU4Health, o Programa Europa Digital, entre outros programas europeus e nacionais; na constituição de grupos de trabalho temáticos, dedicados por exemplo às questões da prevenção, deteção precoce, diagnóstico, tratamento e/ou aos sobreviventes da doença, em linha com o Plano Nacional de Luta contra o Cancro 2021-2030; na identificação de prioridades nacionais em várias áreas temáticas relevantes; e na promoção da participação de entidades portuguesas nos concursos europeus relacionados com o cancro. O grupo funcionará durante o período de desenvolvimento do Plano Europeu de Luta Contra o Cancro, até 2030.

A DGS e a AICIB procuram, através da constituição do National Cancer Hub e deste grupo em particular, assegurar a maximização a participação da comunidade portuguesa nas oportunidades europeias de financiamento na área do Cancro, a incorporação dos resultados da investigação, das inovações e da evidência científica nos sistemas e políticas de saúde nacionais, e a melhoria dos cuidados de saúde, da qualidade de vida e da equidade de tratamento dos doentes de cancro e dos cidadãos.

O formulário de submissão e informações adicionais sobre o funcionamento do grupo e do National Cancer Hub, estão disponíveis no site da Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB).