Saltar para o conteúdo principal

NewSpace Atlantic Summit 2018

Nos dias 28 e 29 de maio, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, recebe o primeiro NewSpace Atlantic Summit. O evento é organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) em colaboração com a Agência Ciência Viva para a Cultura Científica e Tecnológica e a Space Frontier Foundation. A sessão de abertura conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, do Secretário Regional do Mar, da Ciência e da Tecnologia dos Açores, Gui Menezes, e especialistas internacionais na área do espaço como Jean Jacques Dordain, antigo diretor da Agência Espacial Europeia (ESA) e Conselheiro Especial do Ministro, e Pacôme Revillon, CEO da Euroconsult. Outras sessões contam com a participação de Athiye Jawad, executiva da Planet, Candace Johnson, Presidente da European Trade Association for Business Angels, Sarah Cruddas, jornalista e produtora especializada na área do espaço, e Laura Berneri, Diretora de Comunicação do Thales Alenia Space.

O NewSpace no Atlântico dá o mote para a conferência, que tem a recente estratégia nacional para o espaço, “Portugal Space 2030”, e a proposta da Lei do Espaço, atualmente em discussão pública, como alguns dos focos principais. Serão discutidos as infraestruturas para o Espaço e observação da terra, com um foco na implementação do Atlantic International Research Centre, o serviço lançadores e a divulgação científica, a educação e a comunicação no setor. Trata-se de uma oportunidade única para impulsionar uma nova geração de serviços, juntamente com aplicações de observação da Terra, pequenos satélites e constelações espaciais.

Pretende-se também dar a conhecer processos e produtos que potenciem a exploração de dados e sinais do espaço através de serviços e aplicações espaciais, além do desenvolvimento, construção e operação de infraestruturas e de serviços que geram dados espaciais nas regiões atlânticas. O principal objetivo do evento passa por potenciar os novos mercados e empregos qualificados em diversas áreas da economia que podem surgir com o setor do espaço, mas também por aprofundar o debate acerca dos mini, micro e nano-satélites com ênfase nas regiões atlânticas.

O NewSpace Atlantic Summit procura ainda dinamizar a abertura de novas áreas de intervenção que vão desde a agricultura à pesca, passando pela monitorização de infraestruturas ou até pelo desenvolvimento urbano, defesa e segurança, e ainda acerca do crescimento do empreendedorismo NewSpace.

O programa do evento integra igualmente vários momentos de networking, entre as sessões, para proporcionar a troca de ideias e experiências entre os participantes.

Mais informações em newspaceatlantic.spacefrontier.org | Inscrições