Saltar para o conteúdo principal

Novembro é o mês das #SpaceTalks

Novembro é o mês do Espaço para todos. Estão a chegar as European Space Talks, uma iniciativa da Agência Espacial Europeia (ESA) promovida em Portugal pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia,  que quer colocar todos a orbitar à volta das questões do Espaço, sem tirar os pés da terra. A iniciativa pretende pôr cidadãos, empresas, instituições, escolas e quem mais quiser a organizar sessões em diversos formatos para discutir sobre o Espaço.

Qualquer pessoa pode ser um Embaixador do Espaço e organizar uma #SpaceTalk. Basta definir um programa e registá-la aqui. Depois, é só divulgá-la com os materiais disponíveis aqui e com a ajuda da FCT, que irá disponibilizar um calendário das atividades no seu site.

Se precisar de inspiração, temos várias sugestões: o Espaço, o que podemos ver, o que não vemos mas sabemos que está lá, em que medida as suas tecnologias mudam as nossas vidas e de que forma é uma paixão para tantos. Podem ser assim criados espaços de partilha de experiências e de aprendizagem, na sala da sua casa ou no auditório da empresa, dos miúdos aos graúdos. As estrelas podem ser investigadores, cientistas, astrónomos e até astronautas, mas também os apaixonados pelo Espaço que com ele têm uma relação amadora. O céu é o limite. Literalmente.

A ESA mantém uma lista dos eventos já planeados no seu website. Os participantes registados podem ainda participar no concurso #SpaceSelfie e ter a hipótese de ganhar uma viagem ao porto espacial europeu em Kourou, na Guiana francesa.

 

Estes são os eventos que estão previstos neste momento:

Conversas no Espaço – Coimbra – 27 de novembro de 2018 – Departamento de Física da Universidade de Coimbra

Science Café: Other Earths in the Universe? – 15 de dezembro de 2018 – Observatório do Lago Alqueva