Saltar para o conteúdo principal

Novo acordo de cooperação entre FCT e o CNPq do Brasil

A FCT e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entidade ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e responsável pelo financiamento da investigação nas áreas da ciência e da tecnologia, iniciaram no passado mês de novembro passado uma nova parceria, que visa a partilha de informação e o desenvolvimento de projetos conjuntos entre as plataformas de gestão curricular CIÊNCIAVITAE (portuguesa) e a Lattes (brasileira). O vídeo da sessão em que foi celebrado o acordo de cooperação está disponível para visualização.

O objetivo fundamental deste protocolo é o reforço da cooperação entre Portugal e o Brasil, numa continuação da partilha de experiência e boas práticas e da cooperação ativa no domínio dos referenciais normativos, infraestruturas e serviços de gestão de ciência e tecnologia. Uma das primeiras tarefas será avaliação da compatibilidade das plataformas CIÊNCIAVITAE e Lattes, com vista à unificação dos softwares de suporte e, eventualmente, a integração das plataformas.

Desde 2014 que a FCT vem dedicado esforços e investido na modernização dos seus sistemas de informação, reconhecendo que a simplificação dos procedimentos inerentes à gestão administrativa do ecossistema de ciência, tecnologia e ensino superior é fundamental para estimular a inovação e permitir a democratização do acesso e produção de conhecimento. Neste contexto, foi desenvolvido um novo sistema para gestão das candidaturas a financiamento – o MyFCT – e lançado o programa PTCRIS que, através do desenvolvimento de normas e infraestruturas de gestão de ciência e tecnologia, visa garantir, por um lado, a desburocratização e a simplificação dos processos administrativos, e por outro, a produção, gestão e acesso a dados fidedignos, completos e atualizados, como ferramenta de apoio à efetividade e eficiência dos processos de tomada de decisão. O primeiro sistema inteiramente assente no normativo PTCRIS é o CIÊNCIAVITAE, a plataforma nacional para gestão de currículos de ciência e tecnologia.

Estes processos envolveram desde cedo a colaboração com o Brasil. A plataforma DeGóis, antecessora do CIÊNCIAVITAE e em cujo código este se baseou, era o resultado de um acordo para a utilização da Lattes em Portugal, assinado em 2005. Para além deste, em 2014/2015 a FCT estabeleceu ainda um acordo com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) para a partilha de experiências e boas práticas. É neste contexto de cooperação histórica entre dois países neste domínio que a FCT assina este Acordo de Cooperação Internacional, prevendo-se um benefício mútuo.

Tanto o CIÊNCIAVITAE como a Lattes são fundamentais para a gestão científica e tecnológica dos respetivos países, investindo na simplificação e integração dos processos. A Lattes foi adotada pela maioria das instituições de fomento, universidades e institutos de pesquisa do Brasil, permitindo reunir bases de dados de currículos pessoais. Atualmente, a Lattes inclui mais de 3,5 milhões de CVs, grupos de pesquisa e instituições num único sistema de informação. O CIÊNCIAVITAE, partindo do conceito de cidadania científica (CIÊNCIA ID), foi concretizado em formato de repositório integrado e personalizado do percurso dos investigadores na ciência, agregando diversos sistemas nacionais e internacionais de gestão de informação, permitindo minimizar o peso dos processos burocráticos e cumprir o princípio “introduzir uma vez, reutilizar múltiplas”, dando ainda a possibilidade de personalização e promoção do currículo.

A integração das plataformas de gestão curricular de Portugal e do Brasil é uma possibilidade de interesse mútuo da FCT e do CNPq, podendo vir a potenciar o desenvolvimento de um sistema conjunto, fortemente colaborativo, entre os países de língua portuguesa.