Saltar para o conteúdo principal

Observatório SKA abre concurso para fornecedores portugueses de software

O Observatório SKA (SKAO na sigla inglesa) abriu um concurso para encontrar fornecedores portugueses de software e soluções informáticas que garantam a implementação das duas maiores e mais complexas redes de radiotelescópios. As candidaturas decorrem até 17 de setembro, sendo que os interessados devem inscrever-se até dia 10 de setembro para assistir à sessão de esclarecimento sobre o concurso, a ter lugar dia 13 de setembro.

O concurso é destinado a empresas, universidades ou centros de investigação portugueses interessados em desenvolver serviços e infraestruturas que vão ser usados como base do software que garantirá o funcionamento do Observatório, nomeadamente serviços de análise, conceção, construção, codificação, testes, verificação, validação, implementação, lançamento, manutenção, depuração e documentação de software e sistemas informáticos, entre outros.

Os vencedores do concurso terão que assegurar os serviços desde dezembro de 2021 até ao fim do processo de construção e instalação das antenas, em julho de 2029. As redes de radiotelescópios vão dispor de antenas que ocuparão um milhão de metros quadrados de superfície para a recolha de dados. O SKAO estima que o custo total de construção dos dois telescópios, início das operações e funções de capacitação empresarial associadas seja de 2 mil milhões de euros durante o período 2021-2030.

Portugal é um dos sete países fundadores do SKAO cuja primeira missão é construir os dois maiores radiotelescópios do mundo com sensibilidade, resolução angular e velocidade de levantamento muito superior aos instrumentos atuais. Os dois telescópios ficarão instalados na África do Sul e na Austrália, sendo o primeiro composto por 133 antenas orientáveis de 15 metros de diâmetro, e tendo o segundo 131.072 antenas periódicas de registo fixo.

Durante a fase de pré-construção, a participação portuguesa esteve representada pelo ENGAGE SKA Portugal (Enabling Green E-Science for the Square Kilometre Array), uma infraestrutura nacional de investigação radio-astronómica apoiada pelo Roteiro Nacional Português para Infraestruturas de Investigação (RNIE).

Mais informações sobre o concurso do Observatório SKA aqui.

Fotografia: ©SKAO