Saltar para o conteúdo principal

Panorama de financiamento a Unidades de I&D ganha forma: 77 milhões de euros anualmente para 257 unidades

Concluídas ambas as fases do exercício de Avaliação e Financiamento das Unidades de I&D, o financiamento de Unidades de I&D para o período de 2015-2020 prevê a disponibilização de 77 milhões de euros de fundos públicos a 257 Unidades, com classificações finais de Excepcional (11 Unidades), Excelente (60), Muito bom (97) e Bom (89).Tendo sido avaliadas 322 candidaturas, englobando 15 444 membros integrados (investigadores doutorados), os resultados revelam que 80% das Unidades e quase 90% do total de doutorados (13 805) serão financiados nos próximos seis anos. 

Esta foi a primeira avaliação em que todos os centros de investigação foram avaliados de forma competitiva, nas mesmas condições com igualdade de critérios e de oportunidades de financiamento, independentemente da sua dimensão ou estatuto jurídico.

Um breve historial do exercício de avaliação

Este exercício de avaliação envolveu mais de 600 peritos internacionais e sete painéis de avaliação, tendo decorrido em duas fases, conforme previsto no regulamento do concurso. No final da primeira fase (baseada em avaliação documental da candidatura submetida), apenas as unidades com classificação acima de Bom foram admitidas à segunda fase, tendo direito ao financiamento estratégico. A segunda fase (envolvendo visitas às unidades) resultou na atribuição de classificações de Excepcional, Excelente, Muito Bom, Bom e Razoável, e respetivo financiamento.

Em resultado da avaliação da primeira fase, foram recomendadas para a segunda fase 168 unidades. Decorrido o período de audiência prévia, previsto no regulamento, 21 unidades (das 131 que submeteram comentários de audiência prévia) viram as suas classificações revistas; destas, 10 unidades (8%) obtiveram uma classificação para passar à segunda fase.

Após visitas às unidades e respetivas reuniões dos painéis de avaliação, as 178 unidades avaliadas na segunda fase foram classificadas da seguinte forma: 11 Excepcional; 52 Excelente; 104 Muito Bom; 9 Bom; 2 Razoável. Decorrido novo período de audiência prévia (de natureza administrativa e de natureza científica), dos 123 comentários recebidos, 15 unidades (13%) viram o seu financiamento revisto, incluindo 9 unidades (7%) que além de alteração ao financiamento, viram também revistas as suas classificações. 

As Unidades que não aceitem a decisão comunicada após  audiências prévias podem apresentar reclamação ao Conselho Diretivo da FCT. Os pedidos de análise de natureza administrativa da segunda fase foram já analisados pela FCT; 2 das 7 unidades em causa viram o seu financiamento alterado.

As reclamações serão analisados por um painel especificamente constituído para este fim. Neste momento estão considerados 53 reclamações para análise (apresentados por Unidades que não foram admitidas à segunda fase da avaliação).