Saltar para o conteúdo principal

Portos portugueses dos mais tecnologicamente inovadores do mundo

Pioneira, a ferramenta de software 3Port desenvolvida pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESCT TEC), apoia a gama dos processos de negócio das autoridades portuárias, desde o tráfego portuário  à segurança, passando pelo licenciamento. Inclui também uma interface pública, que permite todos os interessados acompanhar, em tempo real, a atividade no porto.

Desde setembro que os portos de Leixões e de Viana do Castelo utilizam esta ferramenta inovadora, numa iniciativa piloto que os torna dois dos portos tecnologicamente mais avançados do mundo. A expectativa é que o 3Port venha a tornar-se uma ferramenta indispensável aos serviços técnicos das autoridades portuárias, assegurando uma maior eficiência nos processos, maior suporte à tomada de decisões e diminuição dos custos de operação. Juntos, estes efeitos poderão potenciar um crescimento sustentável das atividades dos portos. 

Live Map A vertente acessível ao público do 3Port, baseada no módulo Live Map (um de oito módulos que constituem o 3Port), é uma excelente forma de divulgar o porto junto do público em geral. Oferece informação em tempo real, de livre acesso, sobre o tráfego portuário; esta informação é facilmente integrada com vistas panorâmicas do porto, com o Google e com a rede social Facebook. Live Map tem ainda a facilidade de estar adaptado a dispositivos móveis (tablets e smartphones), sem que seja necessário descarregar uma aplicação, pois o sistema é adaptável a qualquer browser. O próprio 3Port é baseado em tecnologia web open source.

A equipa do INESC TEC neste projeto, liderada por Lino Oliveira, realça o triângulo de transferência de tecnologia criado, sobre o qual assenta o sucesso do projeto: o INESCT TEC como o centro de investigação, produtor da inovação; a empresa TRIEDE TTI como o tomador da inovação e produtor da solução; e a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) como o tomador da solução e quem identifica os requisitos. 

3Port Existem boas perspetivas para a expansão do 3Port para outros portos, em Portugal e no estrangeiro. A ferramenta foi já apresentada no Brazil, no Chile, no Peru e em Angola, tendo recebido um elevado reconhecimento; os objetivos dos investigadores e da TRIEDE TTI passam pelos países da CPLP e pela América Latina. 

Este ano, de 2015, marca o 30º aniversário do INESCT TEC, um dos centros de investigação nacional que conta com financiamento da FCT. Ao longo das últimas três décadas, o INESCT TEC, que reúne 12 centros e 700 investigadores, tem conseguido, com grande sucesso, aplicar o conhecimento e resultados gerados na investigação fundamental em projetos de transferência de tecnologia, com impacto assinalável na sociedade e na economia. Na última avaliação de unidades de I&D realizada pela FCT, o INESC TEC ficou entre os 60 centros classificados como Excelente.

(Créditos imagens: INESC TEC)