Saltar para o conteúdo principal

Portugal adere à principal infraestrutura de investigação europeia em bioinformática

O consórcio ELIXIREuropean Life-Science Infrastrucutre for Biological Information – tem como objetivo principal operacionalizar e geriras  grandes coleções de informação que é gerada pelas ciências da vida. ELIXIR integra informação proveniente de toda a Europa, e disponibiliza-a a todos os cientistas, em todas as áreas do conhecimento, contribuindo desta forma para novas descobertas e avanços em áreas chave como a medicina, a agricultura, a biotecnologia  e o ambiente.

Portugal tornou-se agora o 10º país a assinar o Consortium Agreement do ELIXIR. Junta-se à República Checa, Dinamarca, Estónia, Israel, Holanda, Noruega, Suécia, Suíça, Reino Unido e o EMBL (European Molecular Biology Laboratory) como membro de pleno direito. O consórcio ELIXIR foi recentemente considerado uma das infraestruturas prioritárias pelo fórum estratégico europeu ESFRI (European Strategy Forum on Research Infrastructures), pelo seu potencial em fazer avançar as excelência científica, ser estrategicamente relevante para a Europa, e em estádio de  implementação imediata. 

Ser país membro da infraestrutura ELIXIR coloca o nó português, e toda a comunidade científica nacional, numa posição privilegiada para poder beneficiar da rede ELIXIR, nomeadamente em áreas de interesse estratégico para Portugal, como a saúde, os recursos naturais e o mar. 

Miguel Seabra, Presidente da FCT, comenta, “Completámos recentemente a seleção das infraestruturas de investigação que irão integrar o primeiro Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação. Ser membro do ELIXIR está totalmente alinhado com o nosso objetivo de assegurar uma coerência e interação sólida entre infraestruturas nacionais e as suas congéneres europeias, particularmente as que estão alinhadas com o roteiro ESFRI.”

O Diretor do ELIXIR, Niklas Blomberg declara-se muito satisfeito com a adesão de Portugal ao consórcio, “Os conhecimentos e perícia da comunidade científica de Portugal em bioinformática de plantas será, sem dúvida, de grande proveito para todo o consórcio e para a investigação na Europa. Estamos desejosos por trabalhar de perto com a comunidade nos próximos anos.”