Saltar para o conteúdo principal

Portugal e Fraunhofer assinam protocolo para a Agricultura de precisão

A FCT e a Sociedade Fraunhofer assinaram hoje um protocolo para a cooperação na área da “Agricultura de precisão”. A assinatura acontece 10 anos após a assinatura entre as duas instituições, que permitiu criar a Associação Fraunhofer Portugal Research e a instalação em Portugal do primeiro centro de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Fraunhofer em Portugal, em conjunto com  Universidade do Porto e na área das tecnologias de informação.

O setor agroindustrial atravessa uma importante fase de transformação, caracterizada pela adoção de novas tecnologias com ciclos de desenvolvimento e qualificação mais curtos, acesso a novas formas de robotização e transformação digital, incluindo acesso a plataformas espaciais, assim como modelos de negócio disruptivos com uma maior exposição ao risco, os quais vêm atraindo níveis crescentes de financiamento público e privado em atividades de I&D.

A estratégia nacional para reforçar a posição de Portugal no âmbito da evolução do Programa Quadro Europeu em I&D e no contexto da cooperação no Mediterrâneo – nomeadamente no contexto do Programa PRIMA, incluindo a cooperação com países do Norte de África – exige a necessidade de reforçar a cooperação científica e tecnológica com centros de referência europeus. O alargamento da cooperação entre Portugal e a Fraunhofer, formalizado neste novo acordo, é um estímulo à transformação do setor agroindustrial em Portugal, e reforça as atividades de I&D nesse setor.