Saltar para o conteúdo principal

Portugal é premiado em duas de cinco categorias da competição eSkills for Jobs 2015

Esta competição terminou em novembro e distinguiu um conjunto de pessoas que demonstraram possuir um elevado nível de competências e literacia digitais. Foram atribuídos prémios em cinco categorias: Cidadania Digital; Empreendedorismo Digital; Carreira mais inspiradora; Talento Jovem Digital; Utilização das TIC no ensino.

Na categoria Cidadania Digital, o vídeo de João Baracho foi o primeiro classificado e recebeu o prémio patrocinado pela Fujitsu (tablet).

A categoria Cidadania Digital esteve aberta a candidaturas de jovens, líderes empresariais, políticos, profissionais de TIC ou ONGs. Pretendia-se que os participantes demonstrassem, através de um breve vídeo de um minuto e meio, o impacto positivo de um programa, software ou aplicação (projetado e desenvolvido por eles) para a vida das pessoas, em geral, ou para uma comunidade específica.

A categoria Jovem Talento Digital premiou Beatriz Anunciação e Sara Damião na primeira posição.  As duas jovens ganharam, com o seu vídeo, uma viagem a Berlim para participar no Academy Day (18 de fevereiro de 2016) inserido no evento CISCO Live EMEAR.

Em segundo lugar ficou mais um trabalho português, o vídeo de Nuno Silva, que recebeu também um tablet, prémio patrocinado pela Samsung.

A categoria Jovem Talento Digital era dirigida a jovens, entre os 16 e os 30 anos, interessados em animação e programação. Pretendia-se que os concorrentes apresentassem um vídeo de animação elaborado com recurso a HTML5.

Os finalistas foram selecionados com base no número de “gostos” e partilhas no canal do Youtube do eSkills for Jobs e da avaliação de um júri composto por peritos em TIC.

eskillsRecorda-se que a eSkills for Jobs 2015-2016 é uma iniciativa da Comissão Europeia no âmbito da Grand Coalition for Digital Jobs, sob a coordenação internacional da DIGITALEUROPE e da European Schoolnet. Esta iniciativa pretende sensibilizar os cidadãos para a oportunidade que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam ao nível da empregabilidade.

A nível nacional a FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia é entidade que, no quadro das suas atribuições e competências, assume a coordenação da campanha eSkills for Jobs.