Saltar para o conteúdo principal

Portugal integra grupo de países “fortemente inovadores” da UE

A edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020) coloca Portugal no 12.º lugar desta lista anual da Comissão Europeia, que tem o objetivo medir o desempenho dos Estados-membros da União Europeia em termos de inovação. A atualização deste ranking, divulgado a 23 de junho, passa Portugal do grupo de “moderadamente inovadores” para o de “fortemente inovadores”, figurando agora nesta categoria ao lado da Bélgica, a Alemanha, a Áustria, a Irlanda, a França e a Estónia.

Portugal subiu 6 lugares em comparação com a lista divulgada em 2016, ano em que ocupava o 18.º lugar. O nosso país foi também o que mais subiu no indicador de inovação entre 2015 e 2019. Estes resultados são fruto do aumento da capacidade de inovação das empresas, das entidades de I&D e da generalidade dos atores do Sistema Nacional de Inovação.

A contribuir para esta subida no ranking está o desempenho nacional muito positivo nas condições de base para a inovação: a internacionalização do sistema de investigação, mais população com acesso ao ensino superior e a penetração da banda larga, indicadores em que Portugal se encontra acima da média da UE.

As conclusões do diagnóstico do sistema de inovação desenvolvido pelo EIS 2020 são tidas em conta na definição de políticas públicas em Portugal: as iniciativas inscritas no Programa Nacional de Reformas, bem como na Estratégia para a Inovação Tecnológica e Empresarial 2018-2030 e na “Lei da Ciência”, privilegiam uma melhor articulação entre as empresas e as entidades do sistema científico e tecnológico. Neste plano, destaque para o Programa INTERFACE, que tem o objetivo de promover Centros de Interface (CIT), as dinâmicas de clusters, a criação de Laboratórios Colaborativos (CoLAB) ou o estímulo à colaboração entre as pequenas e médias empresas portuguesas com as multinacionais presentes em Portugal.

Consulte o site da Agência Nacional de Investigação (ANI) para mais informações sobre o relatório do European Innovation Scoreboard.